Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Filosofando com miolo mole
(prova em grupo)

O estudo da filosofia é como um solo fértil, sempre haverá os questionamentos constantes que logo virão a florescer. A terminologia o que é filosofia é a arte de se expressar através da razão nas quais Chauí, Ulhóa e Palácios tem esta fundamentação para a consciência de cada argumento.
Usando uma frase bem “realista” de Benjamin Disraeli ( primeiro – ministro do Reino Unido). “A vida é muito curta para ser pequena”. Não devemos apequenar nossa vida e permitir que passemos pelo mundo como um ser qualquer, como animais que seguem apenas seus instintos. Se nos foi dada a razão porque não a utilizamos? Devemos iniciar a atitude filosófica e sermos filósofos independente de ser grego, estar morto ou ser gênio. Muitas interrogações irão pairar e serão quase que inexplicável mas, somente o ato de filosofar, o faz ser algo mais alem que um mero “ser humano” e sim apresentar um sentimento do “viver” humano.
A 3ª margem do rio nos remete a inexistência de vida é uma atitude, de permanecer vivendo, mas ser inexistente pois, não possui a atitude filosófica.
Cada um de nós tem deveres, quando cumprimos temos a noção de tarefa cumprida, às vezes não conseguimos concretizá-los, mas fazemos o Maximo possível para conseguirmos. Passando por obstáculos, que fazem de tudo para que desistamos, mas sempre há uma força de vontade que sempre nos leva a querer, a buscar, a procurar aquilo que desejamos,m e quando conseguimos ainda não estamos satisfeitos, e procuramos buscar, a questionar a interrogar-nos mais e mais.
Marilena Chuí propõe que a existência humana esta ligada a atitude filosófica pois são os questionamentos existentes na atitude filosófica que silenciam nossa existência humana.
Palácios tenta valorizar a atitude humana da filosofia raiz, uma retomada aos primeiros pensadores; pode ser uma tentativa de reconstrução do sentimento filosófico fazendo nossa sociedade moderna e individualista valorizar mais o ser humano em sua totalidade e se sentindo não como incapazes de filosofar, mas justamente a atitude reversa, a de superar a própria Grécia antiga para a filosofia.
O Ulhóa vem para contradizer Palácios com a questão que todos os indivíduos têm a capacidade de filosofar cada um em seu estado. “ Os homens são produtos da circunstancia e da educação ”. (pag. 14).
Por mais que haja respostas sempre haverá perguntas pois, o que move os pensadores “filósofos” , são as perguntas e não as suas respostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário